Cepial

CEPIAL é a sigla para Congresso de Cultura e Educação para a Integração da América Latina. A sua próxima edição será na Universidade dos Lagos, no Chile, de 19 a 23 de Janeiro de 2015.

ORGANIZADORES
CASLA (Casa Latino Americana)
Universidad de Los Lagos
PATROCINAM e APOIAM
Universidad de Los Lagos
Red de Universidades Regionales Latinoamericanas, RED UREL
Gobierno Regional de Los Lagos, Chile
* ~ * ~ * ~ * ~ *
 

O Centro de Estudos de Desenvolvimento Local e Regional (CEDER), da Universidade dos Lagos, junto com a Rede CASLA, convida ao IV Congresso Internacional de Educação Para a Integração da América Latina (CEPIAL), que acontecerá nas cidades chilenas de Osorno, Puerto Montt e Castro, entre os dias 19 e 23 de janeiro de 2015.

O evento tem como propósito oferecer um espaço de reflexão e diálogo às comunidades, indivíduos membros do serviço público, acadêmicos, pesquisadores e estudantes de diferentes áreas e territórios para abordar uma visão detalhada sobre as múltiplas maneiras de perceber, entender e levar uma vida saudável. Desde aspectos de saúde até práticas de trabalho que fomentam o bem viver, em harmonia com o meio ambiente, identificando boas práticas para propor melhorias nos sistemas de saúde, trabalho e convivência social sustentável.

O IV CEPIAL busca integrar pesquisas, artes, profissões e as diversas experiências em diferentes âmbitos culturais e territoriais, acadêmicos e profissionais, para o fortalecimento de redes, trabalhos colaborativos e interação de variadas perspectivas sobre a convivência harmônica de distintas formas de chegar a esse objetivo comum.

Como elementos particulares desta edição do CEPIAL, o Comitê Organizador optou por integrar, no interesse de promover pontes de reconhecimento mútuas, conhecimentos científicos, práticas profissionais e administrativas, assim como os saberes ancestrais de povos originários de distintas latitudes do hemisfério.

 ~ ESTRUTURA DO CONGRESSO ~
 

O congresso se planeja como um espaço de “horizontalização do conhecimento” em que diferentes entidades públicas, organismos do estado, instituições privadas, organizações civis e indivíduos possam se encontrar, dialogar, compartilhar e argumentar as formas de praticar e fomentar, implementar e promover o bem viver, o kümen mongen, a partir de várias perspectivas culturais, profissionais e específicas.

Assim foi determinada uma estrutura diferenciada e diversa que permita espaços de colaboração, assim como para a apresentação de experiências e estudos, casos e propostas. As modalidades de organização das jornadas serão as seguintes:

1. Mesas Redondas – Compostas por 3-4 expositores especialistas, organizados pelo Comitê Científico.

2. Grupos de Trabalho – Compostos por 4-5 expositores, propostos por grupos ou indivíduos.

3. Grupos de Discussão – Propostos por comunidades e organizações diversas;

4. Cursinhos de Especialidades – Cursos oferecidos por especialistas, organizados pela Comissão Científica. Incluídos os custos na inscrição do Congresso.

5. Espaços Abertos – Plenárias onde as conclusões de casa mesa, grupo e cursinho sejam expostos, discutidos e concordados pela Assembleia Geral.

Um organismo independente, a Câmara Jurídica, estará encarregado de consolidar as conclusões e desenvolver propostas de leis e programas para o bem viver, compondo o produto final desde CEPIAL 2015. Haverá espaços artístico-culturais (abertos a todos, em custo) e uma confraternização (a custo pessoal). Enquanto as atividades essenciais serão realizadas na cidade de Osorno, igualmente se oferecerão atividades e experiências em outras cidades da Região dos Lagos, principalmente Puerto Montt e Castro.

O Comitê Organizador elaborará o resumo e determinará sua aceitação, a mais tardar na sexta-feira dia 17 de outubro. O cancelamento e a inscrição (online) deverá ser feita antes do dia 17 de novembro. O programa será enviado por e-mail e estará disponível na página oficial no dia primeiro de dezembro.

A cópia digital da exposição deverá ser enviada ao Comitê Acadêmico antes do dia 28 de novembro para a elaboração das atas que serão distribuídas aos participantes. As informações sobre translados, alojamento e logísticas serão enviadas junto com a notificação de aceitação ao Congresso e estará disponível na página até o final de outubro.

~ PRAZOS E NORMAS ~

O prazo para envio de resumos, propostas de grupos de trabalho e discussão expira no dia 29 de setembro de 2014.

O resumo não deverá exceder 250 palavras; deve conter quatro palavras-chave e indicar o nome do expositor, endereço de e-mail, instituição de origem, se é acadêmico ou estudante e a área de atuação. Os Grupos de Trabalho e Discussão não deverão exceder 20 minutos por intervenção.

O e-mail oficial do congresso é CEPIALIV2015@ulagos.cl

A página oficial do congresso é http://CEPIALIV2015.ulagos.cl/

Endereço postal e telefones para contato:

Centro de Estudios del Desarrollo Local y Regional (CEDER)
Universidad de Los Lagos
Calle Cochrane 1056
Osorno, Chile
Telefone/Fax: 56-64-2333583 (Contato: Srta. Verónica Rosas)

~ VALORES E INSCRIÇÃO ~
 

Expositores nacionais e estrangeiros em Grupos de Trabalho e Discussão:

Professores: $40.000 (pesos chilenos)
Funcionários públicos: $40.000 (pesos chilenos)
Estudantes pós-graduandos: $10.000 (pesos chilenos)

~ EIXOS TEMÁTICOS ~
 
– Iltrofilmogen (Biodiversidade)
– Lawen (Saúde)
– Azmapu (Direito e Jurisprudência)
– Kimün (Conhecimento e Educação)
– Fillkesrakizuam (Sexualidade e Gênero)
– Trafkintu (Economia)
– Kusow (Arte e Projetos Culturais)
– Mupiltun (Espiritualidade)
– Lofche (Organizações Territoriais)